quarta-feira, 28 de outubro de 2015

28/10/2015 10h12 - Atualizado em 28/10/2015 11h56

Sefaz inicia implantação da Gestão por Competências

Camila Cecílio
ASC/Sefaz-MT

Crédito: Camila Cecílio/ASCCrédito: Camila Cecílio/ASC
Crédito: Camila Cecílio/ASC
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso deu o primeiro passo para a implantação da Gestão por Competências entre os servidores fazendários. A primeira reunião para discutir os principais pontos do projeto foi realizada nesta terça-feira (27.10) entre a equipe da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e a Huczock e Leme Consultoria, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema de gestão.

O objetivo do trabalho é implantar um modelo de gestão que trabalhará os conceitos de Gestão por Competências e de Dimensionamento da Força de Trabalho. “Dimensionamento da Força de Trabalho é verificar a quantidade de servidores que nós precisamos em cada área da Sefaz para suportar a demanda diária daquele setor. Por outro lado, não basta pensar no quantitativo, então entra a questão qualitativa, que é a Gestão por Competências”, explica o consultor Rogério Leme.

A ideia é identificar, para cada posto de trabalho, as competências técnicas que cada servidor precisa dominar para executar suas atividades, avaliar suas competências para alocá-lo no posto de trabalho onde possa desempenhar melhor a função, de acordo com o coordenador da CGP, Cezarino Martins da Hora. “A expectativa é melhorar a alocação, a força de trabalho, alcançar mais produtividade, eficiência, e também a satisfação dos servidores por estarem qualificados no seu posto de trabalho e preparados para executar suas funções”, comenta.

A implantação da Gestão por Competências consta no Acordo de Resultados firmado entre a Sefaz e o Governo do Estado em julho deste ano. A consultoria terá duração de 18 meses e o projeto, que será executado com recursos do Programa de Apoio a Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), é dividido em etapas. O próximo passo é a realização de uma oficina de Dimensionamento da Força de Trabalho com equipes das secretarias adjuntas da Receita Pública e de Atendimento ao Cliente.

Para Rogério Leme o trabalho terá impacto direto na produtividade, eficiência e eficácia dos servidores. “Teremos equipes coesas, alinhadas e integradas e conseguiremos identificar as áreas que necessitam ou de aporte de servidores ou de melhorias de processos. O grande beneficiado disso será o cidadão, porque vamos utilizar melhor os recursos públicos a partir da mão de obra que o servidor executa, então conseguiremos ter um Estado mais eficiente e eficaz por meio dessas intervenções”, completa.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Boas Práticas 2014 premia três equipes


Crédito: Marinha Soares - ASC/Sefaz-MTCrédito: Marinha Soares - ASC/Sefaz-MT
Crédito: Marinha Soares - ASC/Sefaz-MT
A Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), por meio da Gerência de Desenvolvimento (GDES), promoveu o Seminário de Socialização de Boas Práticas de Gestão 2014 na tarde da última quarta-feira (17.11) onde foram apresentadas as práticas classificadas.

A gerente de Desenvolvimento, Sonia Pesarini ressalta que as apresentações são um incentivo aos profissionais que se dedicam todos os dias para melhorar e dinamizar o trabalho. “O Boas Práticas é um estímulo para os profissionais que desejam melhorar o desempenho nas áreas em que atuam. As apresentações são a maior prova disso, todas bem feitas e detalhadas, e mostram o quanto a disciplina e a boa vontade de fazer o melhor é presente na rotina desses profissionais”, afirmou.

Com acompanhamento da Comissão avaliadora composta por servidores das unidades da Sarp, Sate e Senf, cada equipe teve o período de 15 minutos para apresentar a proposta dos projetos realizados pelos profissionais de cada equipe.

Para o coordenador de Gestão de Pessoas, Cezarino Martins da Hora, a melhor proposta do programa de Boas Práticas de Gestão além do reconhecimento e valorização do servidor fazendário é o compartilhamento de conhecimento. “Além de identificar uma atitude altruísta, o que sempre é positivo, significa que o servidor está disposto a contribuir com o crescimento de seu colega e sempre está atrelado a seu próprio crescimento”, disse Cezarino.

Foram premiadas três práticas e as equipes autoras serão contempladas com uma semana de folga. Confira:

- Alteração do Modelo do Atendimento Tributário, de autorias dos servidores da Gerência de Informações e Ouvidoria (GINO) Leonardo Vasconcelos Vidal, Carlos Eduardo Predebon, Alberto Ferreira de Morais, Ana Carolina Carvalho Gomes e Tarsila Giordano de Carvalho. A proposta é a reconfiguração do atendimento tributário telefônico para reduzir o tempo médio de espera de 18’03, com 45,48% de ligações abandonas, para 04’29, com 21% de abandono.

- Sistema de Credenciamento Especial – CREDSP, os autores são Elivânia Perondi (GCAD), Marisa de F. Leão Castilho (GCAD), Weslei Lima de Oliveira (GCAD), Marcos Aurélio Benetti (GINF) e Maria Clara Cathalat (GNFS). A prática define a automatização do CREDESP e integração aos sistemas fazendários de lançamento automático de tributos, obrigatoriedade de documentos e escrituração fiscal eletrônico.

- Ciclo de Gestão das Operações Volante no Âmbito da SUCIT. A prática tem autoria de Rafael de Lara Mosqueiro (GEGT), Rodrigo Sarkis Moor Santos (GEGT), Henrique Carnaúba Guerra Sangreman Lima (GOES), Jefferson Delgado da Silva e Carla Harue Kobayashi (GMA) e tem por objetivo a racionalização das operações volante e geração de indicadores da ação fiscal de mercadorias em trânsito.
Crédito: Marinha Soares
Fonte: ASC/Sefaz-MT - Sefaznet

Gestão de Pessoas promove a integração de seus servidores


Crédito: Marinha Soares/ASCCrédito: Marinha Soares/ASC
Crédito: Marinha Soares/ASC
Os servidores da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) iniciaram o mês de outubro com um café da manhã, reunindo todas as gerências subordinadas e oportunizando o diálogo entre os colegas fazendários.

Para o coordenador Cezarino Martins da Hora é importante promover estes encontros, onde é possível uma maior integração e também para levar algumas informações e resultados de projetos realizados por toda a equipe de trabalho. “A CGP passou por algumas modificações nos últimos meses com a fusão de duas coordenadorias, a de Gestão de Pessoas e a de Desenvolvimento, agregando outras gerências e se tornando uma unidade maior, com mais servidores. Esse processo de integração é necessário para manter o clima de trabalho colaborativo e fortalecer as relações interpessoais”, explica.

O encontro contou também com a presença do secretário adjunto de Administração Fazendária (SAAF) Fernando Fernandez.

Crédito: Marinha Soares
Fonte: Sefaz-MT - Sefaznet