terça-feira, 29 de maio de 2012

Veja o depoimento do aluno Aprovando. 2º lugar no concurso para ATE/MT

15/05/2012

Comecei a estudar para concursos em 2001, mas nesse período ainda não tinha conhecimento da forma correta de preparação para concursos e consegui resultados apenas suficientes para ser classificado (e nomeado) como Assistente Administrativo do SUS (até essa data não tinha concluído a minha graduação). Posteriormente, em 2004, resolvi que iria me preparar para um concurso de nível superior, a partir de então comecei a me dedicar um pouco mais com as técnicas de preparação para concurso e fiz, em 2004, duas provas no mesmo dia: a prova para Técnico da Área Instrumental (TAIG) do Governo e a prova para Agente de Tributos Estaduais (ATE). Como era de se esperar, devido à preparação inadequada não fui aprovado para o cargo de Agente de Tributos Estaduais, mas consegui aprovação para o cargo de Técnico da Área Instrumental sendo nomeado e lotado na Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ/MT).

Em 2006 havia uma diretriz de realização de um novo concurso para o cargo de Agente de Tributos Estaduais, decidi então que iria me preparar de forma adequada, pois agora já tinha conhecimento da dificuldade para ser aprovado em um concurso para a carreira fiscal.

Nesse período procurei me informar sobre os melhores cursos preparatórios em Cuiabá e foi então que conheci o Profº Joilson Regis e optei pelo Aprovando Centro de Estudos, como melhor instituição para me ajudar e me preparar para um concurso da carreira fiscal em Cuiabá, escolha esta que se revelou como a mais correta e decisiva para o resultado que alcancei.

Comecei então fazendo um Semiextensivo da Carreira Fiscal o que me proporcionou realizar um cronograma de estudos alternando as matérias para estudos e abrangendo todo o conteúdo exigido no edital. Nesse período estava trabalhando o dia todo e estudando no horário de almoço, nos finais de semana e fazendo cursinho no Aprovando à noite, rotina pesada!

Terminado o Semiextensivo continuei no Aprovando dessa vez estudando matérias específicas que tinham um maior grau de dificuldade como contabilidade, por exemplo, nas Turmas Avançadas de Exercícios.

Então me planejei para poder usufruir 4 (quatro) meses de férias e licenças-prêmio acumuladas como Técnico da Área Instrumental e reservadas para gozar no período próximo a data de lançamento do edital, previsto para o primeiro semestre de 2008.

Nesse período de dedicação exclusiva para os estudos, por mais que eu tentasse não conseguia estudar em casa. Então, tive que encontrar um local adequado para o estudo e nessa busca a biblioteca do Aprovando me pareceu mais oportuna, afinal não tinha que me deslocar para frequentar o cursinho à noite, era só descer as escadas e já estava na sala de aula. Nesses quatro meses eu praticamente morava no Aprovando, pois chegava lá antes das 7h, para estudar na biblioteca e ia embora só depois do término do cursinho, lá pelas 22h40. Ou seja, utilizava toda a estrutura  do Aprovando e era sempre bem recebido pelos funcionários que são muito atenciosos e prestativos. Essa rotina era de segunda à sexta, nos sábados algumas aulas de resolução de exercícios e nos domingos os Simulados.

Sendo assim, com toda essa preparação o resultado foi a 2ª colocação no concurso para Agente de Tributos Estaduais e posso dizer que todo o esforço valeu muito a pena.

Valeu professor JoIlson!! Valeu Aprovando!!
Para a galera que está nessa luta segue algumas dicas:1) Jamais desista! Eu tenho certeza de que somente quem desiste não passa em concurso público.
2) Faça um plano de estudo organizado. Quando você concluir o plano semanal, você sentirá uma grande redução da ansiedade e da preocupação de não ter estudado o suficiente, sendo que isso faz uma grande diferença. No meu caso decidi que domingo à tarde não era hora de pensar em concurso, mas cada um tem a sua necessidade de lazer específica.
3) Encontre o SEU método de estudo. Existem vários livros que ensinam vários métodos de estudo que você pode adotar com as devidas adaptações para o seu caso. Eu fiz isso estudei alguns métodos e adotei aqueles que eu pude adaptar para o meu caso específico.

Cezarino Martins da Hora
Agente de Tributos Estaduais
SEFAZ-MT


Depoimento publicado no site do www.cursoaprovando.com.br 
Curso Aprovando - A melhor preparação para o seu sucesso! - Noticias

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Rescisão de Contratos Administrativos e aplicação de penalidades


RESCISÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

O coordenador de Gestão de Pessoas da Secretaria Executiva do Núcleo Fazendário, Cezarino Martins da Hora, compartilhou, no dia 12 de abril, com colegas fazendários os conhecimentos adquiridos em curso promovido pela Zênite Consultoria Jurídica sobre rescisão de contratos administrativos e aplicação de penalidades por descumprimento de cláusulas contratuais.

Na ocasião, o coordenador explanou sobre entendimentos acerca de aspectos polêmicos da relação contratual, de forma a contribuir para que gestores, fiscais de execução, revisores e supervisores dos contratos da Sefaz-MT tenham uma atuação mais segura e eficiente em relação às hipóteses de extinção e rescisão do contrato administrativo, assim como para o dever de aplicação de penalidades ao contratado. Cezarino participou do curso nos dias 29 e 30 de junho de 2011, em São Paulo.

Os Círculos de Comunicação são prática de gestão do saber, com o objetivo de disseminar e socializar os conhecimentos adquiridos pelos servidores fazendários em eventos de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), mediante compra de vagas pela Sefaz-MT.

Em 2012, a iniciativa passou a ser direcionada a servidores os quais a disseminação de determinado conhecimento seja necessária. Entretanto, servidores que não se encaixem nessa situação e tenham interesse no assunto podem assistir às apresentações, desde que comuniquem previamente à Gerência de Escola Fazendária (GEF).

Autora: Ligiani Silveira – ASC/Sefaz-MT