segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Seleção do Boas Práticas e do Boas Ideias premia melhores ações de 2013

Crédito: Mirella DuarteCrédito: Mirella Duarte
Crédito: Mirella Duarte
A cerimônia de premiação do Boas Práticas de Gestão e Boa Ideias, que selecionou as melhores ações de 2013, aconteceu na quinta-feira (19.12), na sala Aroeira da Escola Fazendária, em Cuiabá. As avaliações que foram feitas por uma comissão de jurados composta por representantes de todas as áreas, incentivaram as melhorias das áreas participantes para melhores resultados neste concurso.

Segundo a secretária-adjunta Executiva do Núcleo Fazendário, Maria Célia de Oliveira Pereira, ações como essa trazem resultados diretos não apenas para o trabalho interno, mas melhorias para a prestação de serviços à sociedade.

“Percebemos que a dedicação em desenvolver sistemas, processos e métodos de melhorar o trabalho, significa muito mais do que simples gestos, mas que esses profissionais acreditam na Secretaria de Fazenda. Isso é admirável, é um exemplo que deve ser seguido”, declarou.

Os dez primeiros colocados tanto do Boas Práticas, quanto do Boas Ideias receberam a certificação de reconhecimento e um termo pontuando as possíveis melhorias a serem feitas nos projetos para os próximos anos. Os dois primeiros classificados de cada prática foram premiados com computadores e tablets.

O gerente de Informações do IPVA, Severino Ossamu Ito, desenvolveu junto com a equipe de sua unidade três ações para o Boas Práticas, as quais garantiram a certificação em todas elas e os dois primeiros lugares do concurso com os temas: 1ª Automatização da Concessão e Baixa de Imunidade do IPVA, e Automatização da Concessão e Baixa de Imunidade do IPVA.

“Agradeço a toda a equipe, foi um trabalho extenso e detalhado. Hoje, os prêmios são o reconhecimento do nosso trabalho, mas percebemos através dos nossos resultados o quanto contribuímos para a instituição e a sociedade todos os dias”, afirmou Severino.

No Boas Ideias, o primeiro lugar foi garantido pelo projeto de Novo Procedimento de Declaração de Bens no Estado de Mato Grosso. Segundo o coordenador de Gestão de Pessoas, Cezarino Martins da Hora, um dos mentores do projeto, essa ação visa garantir a economia de recursos e qualidade de prestação de serviços da Sefaz, fator que influencia diretamente na qualidade de vida da sociedade.

“O mais importante na elaboração deste trabalho não são só os melhores resultados da instituição, mas também na vida do cidadão. Isso porque com aplicações de ações mais econômicas, como a diminuição de recursos de papel, mais eficiência em procedimentos mais modernos e eficientes, a equipe trabalhou firme nesses resultados. Estamos felizes com a premiaçã, pois é o reconhecimento do nosso esforço”, concluiu Cezarino.

Melhores ações Boas Práticas de Gestão: 

1° Lugar: Automatização da Concessão e Baixa de Imunidade do Ipva – GIPVA
Severino Ossamu Ito
Erico Pereira de Almeida

2° Lugar: Validação da NFe para primeiro emplacamento de veículos novos - GIPVA
Severino Ossamu Ito
Erico Pereira de Almeida
Wanderson Lisboa Panta

3° Lugar: Melhoria no processo de pagamento da verba indenizatória do grupo TAF - piso mensal, com a implantação do sistema de aferição da verba indenizatória - s.a.v.i – Gman
Ana Rita de Cácia da Silva Freitas
Cezarino Martins da Hora
José de Paulo Ricci Figueiredo Ferreira
Marcelo Severino dos Santos
Patrícia Monteiro da Silva Pinheiro

4° Lugar: Automatização do Comunicado de Venda de Veículo - GIPVA
Severino Ossamu Ito
Erico Pereira de Almeida

5° Lugar: Programa de Desenvolvimento de Líderes – Processo de Coaching – CDP
Ivete Nunes Barbosa Novelo
Silvania Aparecida Cado Lopes
Alessandra Carla Rinschede Benevides
Bruna Luise da Silva Sant’ana

6° Lugar: PAINEL SUCIT– Acompanhamento do desempenho no SIGPEX das Unidades - SUCIT
Marcelo Alves Almeida
Rafael de Lara Mosqueiro
Rodrigo Sarkis Moor Santos
Henrique Carnaúba Guerra Sangreman Lima
Jefferson Delgado da Silva

7° Lugar: 122 implantação do cadastro de livros e documentos extraviados, perdidos ou destruídos - GCAD
Jota Martins de Siqueira
Marisa de Fátima Leão Castilho
Emina Mohamede Hassoun
Imalda da Silva Vaz Bassole

8° Lugar: 100 Criação da Coordenadoria de Relacionamento Governamental
Thiago Tenório Almeida
Vilma Blanco Alencar
Andrea Angela Vicari

Melhores ações Boas Ideias 

1° Lugar: Novo procedimento Declaração de Bens no Estado de Mato Grosso
Maria Regina da Silva Taveira
Marcelo Severino dos Santos
Maria Inês de Souza de Moraes
Cezarino Martins da Hora

2° Lugar: Novo Sistema para Emissão de Conhecimento de Transporte Avulso (CTA)
Marcelo Alves Almeida
Rafael de Lara Mosqueiro
Henrique C. S. G. Lima
Rodrigo Sarkis Moor Santos

3° Lugar: Racionalização Criativa
Érico Pereira de Almeida

4° Lugar: Uma Nova Forma de Fiscalizar – Alvos Estratégicos
Érico Pereira de Almeida

5° Lugar: Posto Fiscal Treinamento online
Marcelo Alves Almeida
Rafael de Lara Mosqueiro
Henrique C. S. G. Lima
Rodrigo Sarkis Moor Santos

6° Lugar: Assinador e Repositório de documentos eletrônicos
Ricardo de Lucca Crudo

7° Lugar: Atendimento por senha eletrônica
Marcelo Alves Almeida
Rafael de Lara Mosqueiro
Henrique C. S. G. Lima
Rodrigo Sarkis Moor Santos

8° Lugar: Implementação das Funcionalidades do Onenote Office no Plantão Fiscal
Alessandra C. R. de Amorim

9° Lugar: Combate a Venda Desacompanhada de Documentação Fiscal
Marcelo Alves Almeida

10° Lugar: Check in Transportadores -Tratamento de Saída de Mercadorias no Estado
Marcelo Alves Almeida
créditos: Mirella Duarte
Fonte: Sefaz-MT - Sefaznet

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mato Grosso estará presente nos debates da 50ª GDFAZ


Mato Grosso estará presente nos debates da 50ª GDFAZ
Será realizada nesta quinta e sexta-feira (15 e 16.08) a 50ª Reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), em São Luís (MA), com o objetivo de proporcionar o intercâmbio de experiências, soluções e sistemas relacionados à Gestão de Pessoas. Envolve todas as Secretarias de Fazenda do Brasil em um amplo debate sobre assuntos ligados ao desenvolvimento do servidor fazendário, aos projetos e inovações do setor.

A Sefaz estará representada no GDFAZ pelo coordenador de Gestão de Pessoas, Cezarino Martins da Hora. Ele também participou da 46ª GDFAZ, em Santa Catarina, quando apresentou o projeto piloto de Gestão de Competências. "Nesta edição estararemos atentos aos resultados da implantação do projeto em outros estados, via Profisco", completou.

Saiba mais sobre a GDFAZ

Foi criada em 1996, a partir da celebração de convênio entre o Ministério da Fazenda e as Secretarias Estaduais de Fazenda, com o objetivo de aprimorar e fortalecer o papel estratégico da gestão de pessoas nas unidades da Federação. Inicialmente, com foco em capacitação teve o seu espectro ampliado para a gestão e o desenvolvimento de pessoas.

A GDFAZ é uma rede de colaboração que funciona de forma contínua, mediante a articulação dos representantes das unidades de gestão de pessoas e escolas fazendárias, com compartilhamento de informações, apresentação de experiências exitosas, discussão de problemas e apresentação de soluções.

O grupo se reúne três vezes ao ano com a finalidade de socializar experiências, discutir tendências na área de gestão de pessoas buscando soluções comuns, funcionando como uma espécie de consultoria na área de gestão de pessoas, focada no segmento fazendário.

No intervalo dos encontros, a rede se mantém atuante, de portas abertas para realização de pesquisas, esclarecimento de dúvidas, garimpando soluções para problemas comuns e realizando visitas técnicas entre os estados.

Crédito: Marinha Soares ASC/Sefaz-MT